Você sabe lidar com sentimento de culpa?

Mulher tentando lidar com sentimento de culpa.

O sentimento de culpa surge quando alguém se arrepende por alguma atitude que tomou ou quando não aceita os seus defeitos, erros, fraquezas e até mesmo a sua insignificância na condição de ser humano.

Este sentimento atinge com mais força as pessoas que possuem uma espécie de delírio de grandeza e querem ser perfeitas. Afinal, elas se pressionarão mais e terão dificuldades em admitir os seus erros.

E você, será que sabe lidar com o sentimento de culpa? Preparamos um post em que, juntos, iremos discutir isso. Fique conosco e confira!

Como lidar com o sentimento de culpa?

Como nós podemos enfrentar este problema? Quais são as melhores atitudes que podem ser tomadas frente ao sentimento de culpa? A seguir, daremos algumas dicas:

Compreenda que você é um ser imperfeito

Para começar a lidar com este sentimento, é necessário, antes de tudo, identificar e assumir o sentimento de grandeza e entender que a vida não está completamente sob nosso controle: não há problema nenhum em errar.

Desse modo, é preciso compreender que os seres humanos são seres que, por natureza, são imperfeitos. Os erros acontecem inevitavelmente e, a nós, cabe somente entender o porquê de termos errado e procurar não cometer os mesmos erros.

Procure conhecer a origem do sentimento

Como uma forma de autoconhecimento, é importante conhecer a origem do sentimento de culpa. Para isso, faça perguntas a si mesmo: o que me faz sentir culpado? Quais são os momentos em que isso acontece?

Responda a essas perguntas fazendo uma lista, em que as as culpas vivenciadas por você serão elencadas uma a uma. Isso pode lhe ajudar a conhecer e estudar os conflitos emocionais gerados pelo sentimento de culpa e começar a investigar o porquê de você se sentir dessa maneira em dadas situações.

Entenda a diferença entre responsabilidade e culpa

É necessário também entender a diferença entre responsabilidade e culpa, pois ambos são muito diferentes e, assim, possuem consequências distintas. Responsabilidade é reconhecer que você é o responsável pelos seus atos, enquanto culpa é o sentimento que provém do fato de alguém querer que as coisas aconteçam sempre como ele quer.

Ou seja, você sempre será responsável por suas ações, entretanto, não cabe a você culpar-se caso algo que fez venha a dar errado.

Não guarde o sentimento de culpa

O sentimento de culpa é muito forte e jamais deve ser guardado dentro de si. Isso porque ele é o único responsável por causar doenças emocionais. As consequências podem ser graves e incluem: depressão, tratar mal os outros, estar continuamente encontrando culpados para tudo, vício em drogas e isolamento.

Frente a isso, o sentimento de culpa, quando identificado, deve ser tratado da melhor maneira possível a fim de não causar maiores danos à pessoa.

Como tratar o sentimento de culpa?

A melhor maneira de tratar o sentimento de culpa, fazer com que ele não se estenda e prejudique a sua qualidade de vida é através da consulta com um psicólogo. Isso porque, através do auxílio de uma pessoa especializada, você terá a orientação e o aconselhamento adequados para se entender melhor e tratar de uma vez por todas esse perigoso sentimento.

Com essas dicas, você com certeza conseguirá interpretar melhor as causas e as consequências do sentimento de culpa, bem como identificar a maneira como agir frente a esse problema.

Gostou do nosso texto? Você sofre ou conhece alguém que sofra por conta do sentimento de culpa? Então por que não nos deixa um comentário? Queremos ouvir o que tem a dizer!

"Você sabe lidar com sentimento de culpa?", 5 out of 5 based on 5 ratings.
0
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

11 thoughts on “Você sabe lidar com sentimento de culpa?

      1. Olá Gustavo é sempre bom estudar os campos de seu interesse antes de definir qual área queremos seguir, aqui no blog do Psicologia Viva você pode encontrar vários textos que podem te ajudar a conhecer mais sobre a área de Psicologia!

    1. Olá Gabriel, dei uma olhada no seu blog, tem textos muito interessantes, parabéns! Muitas vezes às pessoas se importam muito com o corpo e negligenciam a mente, é importante difundirmos esse cuidado, e quanto mais pessoas investindo nisso, melhor certo? 🙂

  1. Sofro muito com sentimento de culpa, há um ano e três meses estou separada, me arrependo muito por isso, foi tudo muito complicado, já tentei suicídio duas vezes. Ainda bem que deu errado, agora estou me tratando com medicação e terapia. Tenho filhos pequenos, então me sinto culpada de novo por ter tentado tirar minha vida. Parece que essa dor nunca vai passar e que eu realmente sou culpada, mesmo sabendo que tenho minha parcela de responsabilidade e ele a dele, tenho que me controlar para não me sentir culpada o tempo todo. Aff!!!

    1. Olá Camila, todas as pessoas cometem erros e nesses casos é normal sentir arrependimento. Mas é importante não se cobrar demais, nem tentar exigir perfeição de você mesma para não se frustrar. O acompanhamento de um psicólogo pode ser um grande aliado ao tratamento psiquiátrico nesse momento difícil.

  2. Tenho esse sentimento de culpa,me sinto culpada por tudo as vezes me pergunto pq nasci se é pra viver assim,fico com um nó na garganta meus dias se tornado escuridão é me bate uma tristeza,que só DEUS sabe como rasga minha alma! Acho pq sou muito fraca covarde sei lá e como se tivesse perdido minha identidade!!??

Deixe uma resposta