Stress: 6 sinais e sintomas de que você deve desacelerar

Mulher cansada demonstrando sintomas de stress

O stress é um mal que afeta grande parte da população mundial nos dias atuais. A correria da rotina, que não nos permite parar, está afetando cada vez mais pessoas de todas as idades. Em longo prazo, o stress pode causar problemas físicos, como gastrites e enxaquecas, e também psicológicos, como depressão, transtorno de ansiedade, entre outros.

É preciso sempre ficar de olho nos sinais que seu corpo emite para saber quando é hora de parar e desacelerar. No post de hoje, você poderá conferir algumas dicas importantes sobre alguns sintomas do stress, o que fazer para amenizá-los e viver a vida com mais tranquilidade. Acompanhe!

Irritabilidade

Um dos principais sintomas do stress no corpo humano é a irritabilidade. Uma pessoa estressada tende a se sentir irritada muito mais facilmente. Se você se sente aborrecido por coisas que antes não te incomodavam ou percebe que perde a paciência mais rápido que o comum, fique alerta.

Insônia

A falta de sono também é um dos sintomas mais comuns em pessoas sob stress. Deitar na cama e não conseguir dormir mesmo após um dia exaustivo pode indicar um quadro de stress ou ansiedade. Além de ser um sinal, a insônia também vai causar irritabilidade e stress no dia seguinte.

Sensação de cansaço

Se você passou o final de semana inteiro descansando, mas chegou segunda-feira no escritório com a sensação de que esse tempo não foi suficiente, o stress pode estar rondando sua vida. Essa condição acontece porque mesmo em estado de relaxamento o corpo fica em alerta, provocando a sensação de que nunca se consegue descansar por completo.

Dores e tonturas

A tensão nos músculos de uma pessoa estressada pode resultar em postura curvada, dores musculares nas costas e pernas e dores de cabeça. Muitas vezes, quem sofre desse mal também relata tonturas frequentes, náuseas, dor no peito e taquicardia. Em muitos casos também pode ocorrer a perda da libido. É comum a pessoa adquirir novos hábitos e passar a cometer excessos, como roer as unhas, beber demais ou fumar excessivamente.

Negatividade

Uma pessoa estressada também tende a ver o mundo com olhos de negatividade. A sensação de que tudo dá errado e nada tem um propósito pode ser um dos sintomas desse mal. Diante desse pensamento, também é possível notar variações de humor na maioria dos casos.

Falta de concentração

A falta de concentração é um outro sintoma frequente do stress, assim como falhas de memória. O stress deixa o cérebro em estado de alerta constante. Essa condição pode fazer a pessoa esquecer de fatos e compromissos importantes ou impedir que ela foque em algo que precisa de sua atenção.

É importante ressaltar que o stress não é fácil de ser detectado, uma vez que seus sintomas são compatíveis com os de diversas outras condições e circunstâncias. Por isso, é necessário observar-se e avaliar se ocorreu recentemente alguma situação particularmente estressante ou se o seu estilo de vida está exigindo demais de você. Se a resposta for positiva, procure um profissional de confiança para lhe ajudar.

Uma orientação psicológica pode ajuda-lo a identificar o stress e encontrar a melhor forma de combatê-lo. Podemos dizer que a principal ação contra o stress é a mudança de hábitos, levando a pessoa a entender seus problemas e encarar o dia a dia de maneira diferente. Dessa forma, é possível viver com mais tranquilidade e aceitar as situações de uma maneira mais leve!

Você já passou por alguma situação de stress? E sabia que pode ter uma orientação psicológica pela Internet?

Participe deste blog com seus comentários e leia também nosso post com 8 dicas para desenvolver a sua inteligência emocional!

"Stress: 6 sinais e sintomas de que você deve desacelerar", 5 out of 5 based on 1 ratings.
5
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

One thought on “Stress: 6 sinais e sintomas de que você deve desacelerar

Deixe uma resposta