5 práticas que vão lhe ajudar a superar depressão

Garota com semblante de ter superado a depressão

Conhecida como “mal do século”, por sua recorrência no mundo contemporâneo, a depressão é um distúrbio profundo de humor que pode passar despercebido ou mesmo ser confundido com uma tristeza momentânea. Mas, ao contrário de um simples desalento, a depressão vem acompanhada de diversos sintomas, como fadiga, anorexia, insônia, dor de cabeça regular, desconforto gástrico e uma profunda melancolia. Tal quadro faz com que a batalha para vencê-la seja muito difícil para a maioria das pessoas.

Mas então, seria possível superar depressão? Não apenas seria, como é possível. E abaixo listamos algumas dicas que vão ajudar nessa superação. Confira!

Compartilhe suas emoções

A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. Por isso, é comum que a pessoa em depressão se distancie de amigos, da família e dos colegas de trabalho. Contudo, mesmo que seja difícil, o ideal é tentar manter o contato com essas pessoas, conversar com elas e, sempre que possível, se abrir com amigos íntimos relevando as angústias. Esse compartilhamento pode não trazer a cura integral, mas, com certeza, contribuirá para que ela aconteça.

Procure acompanhamento psicológico

A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. Em casos como esse, é imprescindível que um profissional especializado, como um psicoterapeuta, acompanhe a pessoa em depressão. Ele será capaz de, por meio da fala e outras práticas, as quais variam de acordo com o segmento que o profissional segue, levar o indivíduo a lidar com a depressão, entendê-la e, por fim, superá-la. Sem esse apoio, superar a depressão pode se tornar um obstáculo extremamente árduo.

Tente dormir bem

É importante que estejamos sempre com o corpo e mente bem recuperados. Somente dessa forma, haverá força suficiente para lidar as aflições decorrentes da depressão. Para isso, nada melhor que uma boa noite de sono. É claro que dormir deprimido pode ser um desafio grande. Por isso, separamos algumas dicas que pode ajudar:

  • Não ingira alimentos ou bebidas alcoólicas antes de dormir;
  • Afaste-se de fontes luminosas, como computadores e celulares, pelo menos 40 minutos antes de ir para cama;
  • Não beba cafeína, nem chás estimulantes;
  • Mantenha um horário regular para dormir e acordar.

Pratique meditação (Mindfulness)

A meditação vem se destacando nos últimos anos como um meio para diminuir ansiedade e a insônia, aumentar o foco e contribuir contra a depressão. Pesquisas apresentadas no livro “The Mindful Way Through Depression” relevam como a atenção plena, prática conhecida como mindfulness, que envolve exercícios respiratórios e de redirecionamento de atenção, tem tido êxito no combate à depressão.

Procure fazer uma atividade física

Um dos sintomas da depressão é a perda de energia e de interesse por atividades físicas. Porém, é neste momento que os esportes contribuem positivamente para a diminuição do sofrimento, pois melhoram a autoestima e até mesmo promoverem reintegração social. Nesses casos, o ideal é procurar um esporte coletivo para que haja contato com o outro, mas se o humor ou mesmo o desejo não permitir seguir por esse trajeto, uma caminhada diária será um ótimo primeiro passo.

Esperamos que esse artigo tenha contribuído para uma melhor compreensão sobre essa doença e que os meios que atuam a superar a depressão tenham ficado claros. Agora, convidamos você a compartilhar sua experiência conosco. Você conhece alguém ou já esteve com depressão? Conhece mais dicas para ajudar contra a depressão? Deixe seu comentário abaixo!

A depressão é uma das cinco doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo, descubra quais são as outras em nosso post.

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

"5 práticas que vão lhe ajudar a superar depressão", 5 out of 5 based on 1 ratings.
3.5
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

4 thoughts on “5 práticas que vão lhe ajudar a superar depressão

    1. Olá Srta. Lucilene, o Psicologia Viva foi construído para auxiliar pessoas que estão passando por alguma situação momentânea que necessite de orientação psicológica. Acesse consultorio.psicologiaviva.com.br, há um box ENCONTRE AGORA UM PSICÓLOGO, selecione no filtro TEMA a Depressão e irá encontrar alguns psicólogos que poderá lhe ajudar. Como quase todos os psicólogos realizam atendimento por videoconferência você terá a opção de escolher o profissional que sentiu maior empatia.

  1. Depressão é como uma bomba relogio, uma hora vai explodir e esse tempo varia de pessoa pra pessoa, de acontecimentos na vida de quem porta essa desgraça, uma luta que nao tem como ganhar que nao tem fim é como um mar de areia movediça vc esta sozinho e afundando lentamente quanto mais tenta sair mais vc afunda, quanto mais tenta emergir mais ela te puxa e então vc n suporta mais isso e se mata

Deixe uma resposta