superar o medo de dirigir

Veja aqui 5 dicas para superar o medo de dirigir!

O carro é, para muitas pessoas, um meio de transporte essencial para que consigam realizam suas atividades diárias. Entretanto, aqueles que experimentam o medo de dirigir podem sentir certa aversão só de pensar na própria imagem ao sentar em frente a um volante e ter de enfrentar trânsito, engarrafamento e, ainda, conseguir estacionar.

As sensações são angustiantes e podem paralisar a vida de quem sente: mãos suando, dor de barriga, coração palpitando forte, respiração difícil, pernas tremendo.

O pior é que, na maioria das vezes, todos esses sentimentos começam muito antes de a pessoa realmente entrar no carro, o que acaba atrapalhando o restante da sua produtividade: sente insônia, não consegue estudar ou trabalhar, não consegue se alimentar bem, porque a preocupação toma conta.

Se você se identificou com essa questão, continue com a gente, que temos algumas dicas práticas para você!

5 dicas para quem tem medo de dirigir

Não deixe essa angústia paralisar sua vida. Tente seguir estas orientações.

1. Faça aulas especiais

Esse medo já ficou tão comum, que hoje é possível encontrar várias autoescolas com instrutores especializados em ajudar essas pessoas. Eles lidam com isso diariamente e sabem de técnicas que podem ajudar a superar a ansiedade, por isso não vão julgar você nem se estressar com o seu temor.

2. Não dirija perto de pessoas que possam estressar você

Principalmente nessa fase inicial em que você está tentando deixar para trás a insegurança, evite pegar no volante quando alguém sem paciência estiver ao seu lado. Muitas pessoas se sentem até mais confortáveis sozinhas do que com elas.

3. Faça um breve relaxamento antes

Isso não precisa tomar muito o seu tempo. Mas se você conseguir fazer um controle da sua respiração, uns 5 minutos antes de ter que sair, você pode sentir menos ansiedade. Escute uma música relaxante e faça um treino ao respirar: inspire de forma lenta o máximo de ar que conseguir, segure por uns segundos e depois solte o ar. Tente se imaginar em uma paisagem que possa trazer calma. Existem alguns aplicativos de relaxamento ou meditação guiada que podem ser encontrados gratuitamente.

4. Comece aos poucos, mas vá

É importante não deixar o medo vencer, você precisa tentar superá-lo, mesmo que seja bem aos poucos. Em um dia mais calmo, como um final de semana, pegue o carro e ande por alguns minutos perto da sua casa. Com o passar dos dias, vá aumentando esse tempo.

5. Faça acompanhamento

Um psicólogo é um profissional que estudou sobre os sentimentos e comportamentos dos seres humanos e, por isso, consegue entender todos os receios e tem condições de orientar a pessoa, de forma específica a cada caso, para que ela possa superar seus traumas e voltar a se sentir bem consigo mesma.

O medo de dirigir pode travar a vida de alguém, mas também pode ser apenas passageiro, se o indivíduo for atrás de recursos que possam ajudá-lo.

Se o nosso conteúdo foi útil para você, aproveite para ler outro texto excelente que fala sobre como superar o medo!

Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *