Medo: você pode superar esta sensação!

Mulher olhando pela janela com dedos na boca tentando superar o medo

O coração dispara, as pupilas dilatam, a respiração acelera e os músculos se contraem. Essas são apenas algumas das reações que o corpo apresenta quando sentimos medo. O medo tem início a partir de situações de gatilho que estimulam o estresse, como por exemplo, uma entrevista de emprego, um auditório lotado esperando por você ou até mesmo uma pergunta inesperada.

Sentir medo é importante, pois está relacionado ao nosso instinto de sobrevivência, mas, em alguns casos, pode se tornar paralisante. Veja nossas dicas de como superar diferentes tipos de medo:

1. Falar em público

Se você tem medo de falar em público, saiba que não está sozinho. Uma grande parcela da população também apresenta o mesmo receio. Uma boa dica para superar esse medo é praticar. Fale sozinho para o espelho, apresente-se para alguém da família ou grave a sua apresentação para ver depois. Isso te ajudará a se sentir mais seguro.

2. Dirigir

Comece aos poucos. Primeiro, tente dar uma volta no quarteirão, depois dê uma volta no bairro. Quando se sentir mais seguro, dirija até lugares conhecidos, como a padaria ou a escola do seu filho, por exemplo, e assim por diante. Ter alguém de confiança ao lado pode ajudar nessa etapa. O importante é traçar objetivos cada vez mais desafiadores e celebrar cada conquista.

3. Altura

Geralmente, estruturas e equipamentos relacionados ao medo de altura, como por exemplo aviões e prédios altos, são projetados para oferecer máxima segurança. Tente pensar que a probabilidade de acontecer algum acidente é mínima.

4. Fracasso

Geralmente, as pessoas que têm medo de fracassar colocam muitas expectativas na primeira tentativa. Caso não tenham sucesso, isso as desanima e as faz pensar que são fracassadas. Elas não enxergam que a falha é uma oportunidade de acertar da próxima vez e faz parte do processo de aprendizado. Um bom conselho é tentar ser mais realista: só porque não conseguiu na primeira vez, isso não representa fracasso.

5. Escuro

O medo do escuro pode afetar tanto crianças quanto adultos e, geralmente, está associado a acontecimentos da infância. Algo que pode ajudar a superar isso é reduzir a luminosidade de forma gradual, à noite. Se você costuma dormir com as luzes ligadas, desligue uma das luzes na primeira noite. Na noite seguinte, desligue mais uma e assim por diante para ir se acostumando com o escuro.

6. Lugares fechados

Também conhecido como claustrofobia, o medo de lugares fechados é muito comum. Para lidar com esse medo, em vez de evitá-lo, exponha-se a ele de forma controlada, quando se sentir em segurança. Faça um exercício: imagine-se em lugares fechados, veja fotografias de ambientes fechados e preste atenção ao seu comportamento. Quanto mais você se expor ao medo, contando com a ajuda de pessoas em quem confia, aos poucos vai perceber que não existe nenhuma ameaça real ali.

Esses conselhos podem ajudar você a superar o medo, mas saiba que ele pode estar associado a acontecimentos passados. Por isso, se o seu medo é recorrente e atrapalha o seu dia a dia ou te impede de aproveitar oportunidades, procure um psicólogo. O medo sempre é melhor tratado com acompanhamento e suporte.

Gostou desse texto? Leia também algumas dicas que separamos e para te ajudar a desenvolver inteligência emocional.

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