Crianças hiperativas (TDAH) brincando com uma bola

Como lidar com crianças hiperativas (TDAH) com nossas 5 dicas

O TDAH é uma condição psiquiátrica que atinge muitas crianças brasileiras. Na maioria das vezes, lidar com esse quadro pode ser bem desgastante, o que representa um grande desafio para pais de crianças com TDAH ou qualquer pessoa que tenha que lidar com essa situação, como professores, por exemplo.

Confira a seguir algumas informações e dicas sobre como lidar com crianças hiperativas.

O que é o TDAH?

Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurológico de provável origem genética.

Além da hereditariedade, pode-se citar como possível origem do distúrbio fatores externos, como conflitos familiares frequentes ou situações que exponham a criança a grandes níveis de estresse.

Há ainda algumas vertentes que indicam deficiências vitamínicas na dieta, contaminação por chumbo, sofrimento fetal, ingestão de álcool na gravidez e deficiência hormonal do indivíduo como outras prováveis causas do TDAH.

Os principais sintomas da condição são inquietude, dificuldade de concentração e foco, impulsividade e problemas com disciplina e organização.

Esses sintomas geralmente acompanham o indivíduo durante toda a vida e parecem sem solução, mas podem ser amenizados com a devida orientação profissional.

Existe tratamento?

Com orientação médica é possível realizar tratamento com remédios a partir dos 8 anos de idade. O objetivo da medicação é melhorar a capacidade de concentração do indivíduo, assim como controlar a inquietude característica da hiperatividade.

Além disso, o acompanhamento psicológico também é muito benéfico. A partir da introdução de atividades lúdicas, o psicólogo consegue desenvolver gradualmente os níveis de atenção e concentração da criança, além de auxiliar bastante em sua interação com o meio social.

Dicas para lidar com o TDAH

Embora o tratamento com um profissional seja bastante eficaz, o convívio com uma criança hiperativa ainda pode ser algo custoso. Confira agora algumas dicas para amenizar a situação e promover uma boa convivência com o transtorno:

1. Imposição de limites

Devido à grande inquietude de crianças hiperativas, há uma tendência de que elas sejam intolerantes a regras. Portanto, cabe aos pais impor limites desde cedo e, a partir de recompensas e punições, demonstrar a importância do respeito às regras.

2. Incentivo à organização

Como já citado, um dos grandes problemas de crianças com TDAH é a manutenção de disciplina, principalmente nas atividades escolares. Assim, é essencial que haja um estímulo à organização de todas as tarefas.

É possível obter grandes ganhos a partir da utilização de cronogramas e agendas — tudo que estimule a manutenção de uma rotina produtiva na vida da criança.

3. Paciência e compreensão

Embora muitas vezes seja fácil perder a cabeça diante das atitudes de uma criança hiperativa, a repreensão nem sempre é o melhor caminho. É necessário compreender e tentar lidar da maneira mais bem-humorada possível, pois nem sempre a criança tem consciência de que está fazendo algo errado.

4. Evite comparações

É comum que muitos pais utilizem comparações a fim de despertar mudanças de comportamento nos filhos.

Entretanto, no caso de crianças hiperativas, essa comparação pode não ser nada saudável, uma vez que algumas atividades apresentam maior grau de dificuldade para indivíduos com TDAH do que para os que não possuem o transtorno.

Assim, é conveniente não utilizar esse artifício em virtude do risco do desenvolvimento de sérios problemas de autoestima na criança.

5. Estimule a prática de atividades físicas

A prática de exercícios físicos é muito benéfica para crianças hiperativas. Além do gasto energético de atividades intensas contribuir para amenizar sintomas como a inquietude, algumas dessas atividades podem estimular bastante o desenvolvimento de disciplina, como no caso das artes marciais, por exemplo.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais para ajudar seus amigos a saber mais sobre como lidar com o TDAH! Navegue pelo nosso blog e conheça também sobre outros assuntos, como carência afetiva.

botão_ebook

Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Últimos posts por Psicologia Viva (exibir todos)

7 thoughts on “Como lidar com crianças hiperativas (TDAH) com nossas 5 dicas

  1. Sou vó de crianças iperativas e TDAH só que eu descobri isso por acaso, vendo relatos de outros, com esse transtorno, porém, quando eu quero explicar sobre o assunto, com minha filha ela nem se quer dá o mínimo crédito para o que eu falo. Sei que sofre nós todos com essa situação já pesquisei sobre isso e não tenho a menor dúvida, que infelizmente meu neto tem TDAH e a irmã dele creio eu que é só hiperativa, e cuja mãe, que é minha filha tem o defcit de atenção, eu falo pra ela sobre tudo isto, mando video, links sobre o assunto e nem sequer, ela reflete sobre tudo esse problemão. Eu quero ajudar mas não sei como pois moro em São Paulo e eles na Bahia, não sei o que fazer para dar o devido tratamento que eles precisam, por isso peço que no pelo amor de Deus, Grata pelas informações.

  2. Meu filho é uma criança extremamente hiperativa, ele tem 3 anos e não sei mais o que faço adotei uma gatinha e ele está quase matando ela. Tento ensinar o que machuca e o que pode matar mas parece que ele tem dificuldade em entender.

  3. Meu filho tem 2 anos tudo indica ele ser iperativo não sei lhe dar com isso perco a paciência rápido fico estressada preciso de ajuda

  4. Meu filho foi diagnosticado com TDAH e nao sei lidar com isso , confesso que tenho bastante dificuldade de lidar com ele , eu sou uma pessoa ignorante e acabo revidando a tudo que ele faz , ja procurei tratamento psicológico mais nao adiantou , mim sinto uma péssima mãe por isso e apesar do meu filho ter apenas 5 anos eu acho que ele mim odeio e nao gosta de mim 😢😭😭

  5. Meu filho foi diagnosticado com TDAH e nao sei lidar com isso , confesso que tenho bastante dificuldade de lidar com ele , eu sou uma pessoa ignorante e acabo revidando a tudo que ele faz , ja procurei tratamento psicológico mais nao adiantou , mim sinto uma péssima mãe por isso e apesar do meu filho ter apenas 5 anos eu acho que ele mim odeio e nao gosta de mim 😢😭😭

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *