Tipos de carreira

Tipos de carreira: como um profissional de desenvolvimento humano pode te ajudar a entender

Questões relacionadas a trabalho e realização profissional são causadoras de boa parte dos conflitos internos das pessoas. Problemas de relacionamento, dificuldades em gerenciar tarefas e otimizar o uso do tempo, além da falta de motivação para o trabalho, são apenas algumas das questões que afligem os profissionais.

Administrar tudo isso e chegar a um equilíbrio não é tarefa fácil — e é por isso que cada vez mais pessoas estão buscando aconselhamento ou orientação profissional. As percepções e perspectivas a respeito de carreira são muito particulares e trazem à tona alguns questionamentos.

Qual a carreira certa para você? De que maneira suas habilidades podem ser melhor aproveitadas para alcançar o sucesso profissional? Como você pode se relacionar melhor com os colegas de trabalho?

Essas e outras respostas podem ser encontradas com a ajuda do coaching, profissional capacitado a ajudar você a entender qual dos diferentes tipos de carreira é o mais adequado para o seu perfil. Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura!

Quais são os diferentes tipos de carreira?

Carreira tradicional

A carreira tradicional é marcada por ser previsível e linear, com valores e regras gerenciadas pela organização. Nesse modelo, o sucesso é baseado na ascensão hierárquica. É o caso das pessoas que desenvolvem toda sua carreira em uma mesma empresa.

Quem se adapta a essa conduta são aqueles que prezam por estabilidade e segurança e pelo estabelecimento de uma relação de confiança e fidelidade com a empresa. Muitas vezes, essas pessoas deixam sua realização pessoal em segundo plano, em prol do crescimento na carreira.

Carreira proteana

O termo proteana deriva do deus grego Proteu, que era capaz de se moldar conforme sua própria vontade. A carreira proteana, portanto, sugere que a própria pessoa passe a gerenciar sua jornada profissional, tomando para si a responsabilidade que antes era das organizações.

São aqueles que buscam por realização pessoal, com base em seus próprios valores e critérios. Esses profissionais são fiéis a si mesmos e dispostos a priorizar a satisfação no trabalho.

Carreira sem fronteiras

Outro dos tipos de carreira é a sem fronteiras, que surgiu sob influência da globalização e da tecnologia. Quem segue esse caminho são os profissionais motivados por novas experiências e por oportunidades de aprendizado, mantendo networks e vivências fora das fronteiras da empresa.

O crescimento do número de adeptos à carreira sem fronteiras aumentou o desafio das organizações em encontrar formas de reter seus colaboradores.

E qual o papel do coaching nesse entendimento?

O entendimento dos tipos de carreira e daquilo que move as pessoas no curso de sua trajetória de trabalho é importante para os profissionais e também para as empresas. Afinal, realização e saúde emocional estão ligadas à produtividade, pois colaboradores emocionalmente equilibrados podem ser até 30% mais produtivos.

Por meio de suas orientações, o profissional de desenvolvimento humano com formação em  psicologia vai diagnosticar os perfis de comportamento e atuar como ferramenta para o desenvolvimento de carreiras, agindo de forma a:

  • contribuir para o equilíbrio mental e emocional dos profissionais;
  • ajudar a solucionar problemas e conflitos com sua visão imparcial e especializada;
  • identificar e desenvolver competências dos colaboradores de empresas;
  • preparar profissionais de todas as áreas para atuarem de forma mais estratégica em seu trabalho e, assim, otimizar seu tempo;
  • auxiliar profissionais de RH na melhoria da assertividade na contratação e promoção de funcionários, gerando aumento de produtividade e redução de turnover, diminuindo assim o custo demissional das empresas.

O desenvolvimento humano é atualmente a profissão que mais cresce no mundo! A atividade pode ser realizada na modalidade presencial e online. Isso se deve ao fato de as pessoas estarem encontrando nessa ferramenta um caminho para o autoconhecimento e para a identificação de que caminho elas desejam seguir entre os tipos de carreira existentes.

Além disso, essa orientação pessoal e profissional ajuda pessoas e empresas a solucionarem seus problemas e atingirem objetivos de forma mais rápida e eficiente, com resultados visíveis e concretos.

Gostou do post de hoje? Então, baixe nosso ebook Influência do trabalho na vida pessoal e aprofunde seus conhecimentos sobre saúde emocional e qualidade de vida no trabalho!

Encontre um atendimento psicológico online

Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Últimos posts por Psicologia Viva (exibir todos)

2 thoughts on “Tipos de carreira: como um profissional de desenvolvimento humano pode te ajudar a entender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *