vícios equilíbrio e drogas

Vícios e sua relação com o equilíbrio e as drogas que elegemos

Você possui algum vício? Consegue identificá-lo? O que são vícios?

O que são vícios

Um vício nada mais é do que um ato/hábito repetitivo que de alguma maneira pode causar-lhe algum prejuízo, ou até às pessoas ao seu redor.

Ah, mas então você está dizendo que se eu, por exemplo, tenho a mania de checar se travei a porta várias vezes antes de sair de casa, isso é um vício? Ou se gosto de beber Coca-Cola em todas as refeições, isso é um vício? Ou se passo muito tempo ao celular nas mídias sociais, isso é um vício?

Pode ser que sim ou pode ser que não.  Um vício é algo que se faz de forma repetitiva e vai causar-lhe prejuízos. Por isso, é importante prestar atenção. E porque repetimos esse ato? Porque nos dá prazer imediato.

As formas de vício

Existem inúmeras formas de vício, tais como: alimentação, doces, bebidas alcoólicas, compras, jogo, substâncias ilícitas, sexo, exercícios físicos, café, internet, videogame, trabalho, roer unhas, etc.

Mas se você parar pra pensar, pode ser que identifique um ou mais atos que você faz de forma repetitiva. Eu sei, calma. Todos nós criamos nossas rotinas, temos os nossos gostos e jeitos de funcionar.  E tudo bem!

Desde crianças somos ensinados a fazer as coisas de tais formas, ou de acordo com a tradição, ou de acordo com a nossa cultura, ou um pouco das duas e juntamos tudo isso com a nossa personalidade.

Aprendemos uma série de comportamentos que podem ser imitáveis. Outros, aprendemos pelas situações de nossas vidas e usamos como recursos e maneiras de lidar com o mundo.

Somos também bombardeados por informações o tempo todo sobre como nos portar, sobre o que falar, o que usar, o que comer, onde passar as férias, qual tipo de pessoa devemos nos tornar. O que a sociedade espera de nós? Como podemos nos sentir aceitos? É muita pressão!

O vício como forma de lidar com a pressão externa

Uma forma, patológica/prejudicial, de lidarmos com essa pressão toda é desenvolvendo um ou mais vícios. É uma saída mais fácil, nos dá uma sensação de bem-estar e segurança provisórios, como se esse ou esses vícios fossem fugas ou formas de controle, ou até os dois ao mesmo tempo.

Exemplo: Aquele que usa drogas de forma nociva, está ao mesmo tempo fugindo de sua realidade, utilizando-se de substâncias que dificulte ou impossibilite entrar em contato com suas dificuldades, pois se anestesia com a droga escolhida.  Fuga e controle, de forma repetitiva e extremamente prejudicial. Vício.

Então, como saber se tenho ou não um vício?

Vai depender de equilíbrio. Mas se tem algo ou algum ato do qual que você não consegue ficar sem, pois acredita que se não o fizer, ou não o tiver você passará mal, se sentirá mal, adoecerá, ficará triste, frustrado, ansioso, ou algo de ruim possa vir a acontecer, aí sim podemos pensar na possibilidade de ser um vício.

Cria-se então uma relação de dependência com tal ação ou objeto. E é aí que as coisas podem piorar. Por isso, muitas pessoas brincam quando dizem: qual a sua droga preferida? Elas podem ser várias…

Preste atenção. Precisa de ajuda? Vamos conversar.

Ana Cristina P. Fraia

Desde pequena eu já sabia o que eu queria ser quando crescesse: psicóloga. Me desviei algumas vezes, mas de alguma forma sempre algo me puxava de volta. Porque é através do meu trabalho que eu consigo me conectar com o mundo. Acredito já ter ajudado muitas pessoas, mas ainda tenho muito a fazer através dessa prática, desse trabalho de ouvir e acolher sem julgar. Acredito de verdade que o auto-conhecimento é uma chave valiosa, porque as respostas estão todas dentro de nós. Agende seu horário, e te ajudo a desvendar os caminhos que pode leva-lo à você mesmo! "Até você se tornar consciente, o inconsciente vai dirigir sua vida, e você vai chama-lo de destino." Carl Gustav Jung
Ana Cristina P. Fraia

2 thoughts on “Vícios e sua relação com o equilíbrio e as drogas que elegemos

  1. Muito bacana o conteúdo, Ana Cristina!
    Já que o blog aborda dicas de desenvolvimento pessoal, gostaria de convidá-los a se tornarem afiliados de um projeto que acabo de lançar. Trata-se do método O Nexxus (www.onexxus.com.br). Ele foi desenvolvido para ensinar o leitor a ter sonhos lúcidos em até 20 dias. É só buscar no Hotmart por “O Nexxus” e solicitar a afiliação.
    Será um prazer tê-los como parceiros!
    Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *