Logo

Duração

50 minutos

Sinésio Ribeiro Bastos Filho

24584 - CRP - 4º Região
Belo Horizonte - MG

Agende já sua consulta!

Fuso horário:

Selecione uma data

Temas que trabalho

Acompanhamento pessoal Acompanhamento psicológico de idosos Ansiedade Aprendizagem Cirurgia Bariátrica Compulsões Conflitos Amorosos Conflitos Familiares Dependência Química Depressão Desenvolvimento Pessoal Família Fobia Social Orientação Profissional Psicologia Clínica Adaptação ao Home Office Desenvolvimento de Competências Profissionais Sexualidade e identidade de gênero Sexualidade e Identidade de gênero Adolescência Dependência em Jogos

Biografia

      Sinésio Bastos Filho, psicólogo, formado pela Universidade Católica de Minas Gerais – Puc Minas. Especializei-me em psicologia humanista, no Instituto Humanista de Psicoterapia.
Defendo e acredito que a psicologia seja muito importante para que se possa analisar nossas angústias e que, seu papel principal seja o da elucidação das nossas relações com o Outro, especialmente o desenvolvimento emocional, particularmente o que diz respeito à estrutura do Ser.
Acredito que o ser humano pode se tornar livre e responsável por seus próprios atos, quando isso é desejado para seu desenvolvimento emocional. No entanto, não é fácil ter essa postura e, quando isso acontece, o ser humano tende a tomar caminhos que o livrem disso, como submeter-se a alguma autoridade ou, de maneira oposta, dominar os outros. No entanto, o jeito sadio de relacionamento entre os seres humanos precisa ser produtivo, quer dizer, adotar o amor, que permite que os seres humanos conservem sua integridade e liberdade, mas que também conservem sua união com seus iguais. Esse desprendimento inicial é que conduz nossa procura da liberdade e possibilita relações produtivas, saudáveis, mas não é uma tarefa fácil de executar, já que muitas pessoas se apegam à imobilidade com a intenção de se protegerem dos riscos da liberdade e da responsabilidade. Assim, também, o sujeito que alcança por vontade própria sua liberdade nem sempre consegue aceitar o ônus que se paga, cedendo a um conformismo. Assim, ele se perde e, consigo, perde também a lógica das coisas.
Creio que saúde mental se caracteriza pela capacidade de criar e de amar, pela libertação dos laços de afeto com o Eu e o Outro, pela identidade, baseada na experiência que o indivíduo tem consigo mesmo enquanto sujeito e pela capacidade da razão, que o faculta a captar a realidade dentro e fora de si. 
Fundamento minha prática, dentre outros, em Carl Rogers, que propõe em sua teoria, que o ser humano é dotado de uma natureza essencialmente positiva, e que nos movemos constantemente em busca da autorrealização e que cada indivíduo percebe o mundo de maneira única.

    

Formação

      Psicologia com enfase na clinica, pela Universidade Católica de Minas Gerais - Puc Minas / Psicoterapeuta pelo Instituto Humanista de Psicoterapia - 04/Pj 395 - Com carga horária de : Aulas teóricas 120h/aula; Atendimentos em Psicoterapia 180 horas e Supervisão 60 horas
    

Localização